Cemiterios



cemiterios-no-rio Cemitérios no Rio de Janeiro que conta com 20 cemitérios, sendo 13 de propriedade do município, administrados pela Santa Casa da Misericórdia, e os restantes são particulares, sob regime de permissão.

  Através da Coordenadoria de Controle de Cemitérios e Serviços Funerários (O/CCF), um orgão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a Prefeitura controla e fiscaliza os cemitérios públicos, particulares, todas as agências funerárias, capelas, crematório e embalsamamento no Município do Rio.

  Os serviços Funerários e cemiteriais são tabelados pela Prefeitura. Não pague a mais por estes serviços.

 

( Consulte a tabela na prefeitura).

 

SERVIÇOS

 

  • CEMITERIOS – ENDEREÇOS

    Relação dos cemiterios do municipio do Rio de Janeiro com endereços e telefones.

  • CAPELAS

    Relação das capelas dos cemiterrios com endereço e telefone no municipio do rio de janeiro.

  • FUNERÁRIAS

    Relação das agências funerárias do municipio do rio de janeiro.

  • LEGISLAÇÂO

    Informações e a legislação dos cemiterios do municipio do rio de janeiro.

  • TAXI

    Encontre seu taxi, no rio de janeiro.

  • DEMAIS MUNICIPIOS
  • Informações, cemiterios, funerarias em outros municipios do estado do rio de janeiro.

     

    Duvida Frequentes  

  • 1) A quem se dirigir quando observar irregularidades nos cemitérios do Município do Rio de Janeiro ou for mal atendido? R: Deve entrar em contato com a Coordenadoria de Controle de Cemitérios e Serviços Funerários O/CCF através do tel 2589-0808 ou na sede no Campo de São Cristovão, n- 268/4- andar. Com a Ouvidoria da SMO, no telefone 2503-2582 ou pelos e-mails: ouvidoriasmo@pcrj.rj.gov.br e odcf@pcrj.rj.gov.br.

    2) A Funerária e/ou o cemitério pode cobrar o preço que quiser pelos serviços funerários ou cemiteriais? R: Não. As tarifas dos serviços funerários e cemiteriais são tabelados através da Resolução da SMO e todos os cemitérios e funerários devem ter a Tabela afixada em local visvel para consulta da população.

     3) Quais os primeiros procedimentos para enterrar um ente querido?

  • 1- Ocorrido o falecimento, o responsável pelo falecido deverá obter do Hospital a declaração de óbito.

  • 2-Com a declaração de óbito, o responsável deverá se dirigir ao Cartório mais próximo para providenciar a Certidão de óbito.

  • 3- De posse da Certidão de óbito, deverá de iniciar as providências para o enterro (contratação dos serviços funerários, compra de urna, etc.

    4) Quando o falecimento do ente querido ocorrer em um sábado, domingo ou feriado, como obter a Certidão/Atestado de óbito? R: Os cartórios tem plantão para esses casos.

  • 5) Quem presta os serviços funerários e cemiteriais no Município do Rio de Janeiro? R: Os serviços funerários e cemiteriais só podem ser prestados por pessoa jurídica que tenha uma permissão pública ou concessão pública dada pelo Poder Executivo do Município, logo todas as funerárias e cemitérios são cadastrados e estão subordinados ao controle e fiscalização  da O/CCF.

    6) Como proceder caso a pessoa deseje ser cremada? R: Deverá em vida fazer uma declaração em cartório, com três testemunhas, da sua manifestação de vontade. Caso não tenha feito em vida, ocorrida a morte natural, a pessoa poderá ser cremada desde que todos os seus descendentes por unanimidade, se maiores, autorizem, obedecendo o critério do Código Civil Brasileiro e a pessoa falecida não tenha feito declaração, em vida, em contrário.

    fonte prefeitura